Blog

Montijo Natura

A equipa do “Montijo Natura”, núcleo da Academia Juvenil DCR Montijo, está empenhada na conservação da natureza e a valorização do património natural de Montijo, como pressuposto de um desenvolvimento sustentável e ainda a promoção do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.

O Estuário do Tejo é dos maiores da Europa e representa um património nacional e europeu de inestimável valor, é obrigatório manter os ecossistemas e salvaguardar as aves aquáticas migradoras.

Aqui habitam mais de 200 espécies, por exemplo Maçarico-de-bico-direito, Corvo-marinho-de-faces-brancas, Pato-Real, Dourada, Peixe-Rei, Valverde-dos-Sapais, etc.

O Estuário do Tejo é conhecido principalmente pela grande riqueza em espécies de aves, das quais mais de 20 estão ameaçadas e protegidas por convenções internacionais, como por exemplo:

– Perna-longa, a população nidificante portuguesa constitui 10% da população nidificante em toda a Europa Ocidental.

-Borrelho-de-Coleira-Interrompida e a Andorinha-do-Mar-Anã, possuem características únicas.

Durante o inverno o Estuário torna-se num dos maiores santuários de avifauna de toda a Europa.

Vamos cuidar do que é nosso.

Montijo Natura Oficial web site

Advertisements

Trilhos “montijo selvagem”

Dia 22 de Fevereiro às 10H30 vamos realizar mais uma expedição na zona ribeirinha do Montijo. Esta serie de iniciativas dos trilhos Montijo Natura tem como objectivo a conservação da natureza e a valorização do património natural de Montijo, como pressuposto de um desenvolvimento sustentável e ainda a promoção do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.
Estamos também a fazer uma reportagem video/fotográfica sobre a vida selvagem do montijo e a estudar a possibilidade de abrir estes percursos à comunidade de uma forma sustentável e com respeito pelo ambiente.

Caderno de campo disponível no link abaixo.
http://issuu.com/jmartins.gpc/docs/caderno_campo_a5_para_issu.pptx